informe o texto a ser procurado
Mato Grosso, segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Notícias / GW

04/06/2020 | 11:45 - Atualizada em 04/06/2020 | 12:03

Servidores da linha de frente ao combate à covid pede para Mendes refletir sobre 'ataques à classe'

Da Redação

Servidores da linha de frente ao combate à covid pede para Mendes refletir sobre 'ataques à classe'

Foto: Ilustrativa

Servidores públicos da área da saúde, os chamados linha de frente no combate a covid-19, pediram ao governador do Estado, Mauro Mendes (DEM), que reflita sobre o que tem feito de "ruim contra os profissionais  que estão a campo cuidando e tratando de todos sem distinção do mal do coronavírus".

No último dia 29 do mês passado, Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA) encaminhou ao Ministério Público do Trabalho uma denúncia para que ocorra fiscalização nos ambientes de trabalho das unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT). Segundo o sindicato, os profissionais da saúde vem recebendo equipamentos de proteção de baixa qualidade e tem cumprido carga horária "pesada, ineficaz e perigosa".

"Mesmo com liminar favorável na Justiça do Trabalho o SISMA tem enfrentado muita dificuldade na liberação do grupo de risco, chegando ao ponto dos profissionais terem seus processos de afastamento indeferidos agora, mas que no início da pandemia foram devidos. Existindo inclusive uma demora na resposta por parte do médico do trabalho, obrigando servidores na dúvida se arriscarem no corte de ponto ou de retornarem ao local de trabalho", argumentou.

Entre os problemas denunciados está a baixa qualidade dos equipamentos de proteção individual (EPI) que estão sendo distribuídos nos hospitais regionais (como máscaras caseiras, por exemplo).

Além disso, o sindicato afirma que a carga horária diária em dois turnos de seis horas, totalizando 12 horas diárias nas áreas administrativas, se demonstrou pesada, ineficaz e perigosa, pois neste momento da pandemia estão surgindo vários focos de contaminação nestas unidades.  (Com informações do Olhar Direto). 

 

 

GW100 News

 
Sitevip Internet