informe o texto a ser procurado
Mato Grosso, segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Notícias / Política

24/07/2021 | 09:58

Sintep diz que Mauro 'lavou as mãos' e tem forjado a realidade para retorno às aulas presenciais

Da Redação

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), anunciou nesta quinta-feira (22), dados crescentes de mortes de educadores que comprovam, segundo a classe a trabalhadora, que o retorno às aulas presenciais não é segura até que 100% da categoria esteja imunizada contra a Covid-19.

Conforme o Sintep, nos 20 dias do mês de julho, há uma média de um óbito pelo vírus, a cada 48 horas entre os profissionais da educação. Das mortes notificadas no período, 60% foram de trabalhadores da educação na ativa e com menos de 50 anos.  

Nesta semana a categoria sofreu uma nova derrota, após a Justiça derrubar a lei aprovada pela Assembleia Legislativa (AL-MT), que condicionava o retorno das aulas presenciais no Estado à vacinação de todos os profissionais. 

Com isso, o governo do Estado poderá dar continuidade ao plano de retorno das aulas presenciais para o dia 3 de agosto.

Para o Sintep, ao defender a reabertura das escolas para atividades presenciais, o governo, mais uma vez, “lava as mãos” para as vítimas que, porventura, venham a se contaminar e até falecer, em virtude do contágio. 

Ainda de acordo com a categoria, o governo Mauro Mendes desconhece a realidade da escola pública em Mato Grosso, tanto que comparou a Educação Pública estadual com a situação vivenciada em Portugal, que manteve as escolas abertas durante a maior parte da pandemia.

“Os governos têm forjado uma normalidade, a mesma que levou a mais de meio milhão de mortes no país, pela inércia federal na compra dos imunizantes. Assim como, no Estado, a inoperância do governo Mauro Mendes para o desenvolvimento de medidas que assegurem a todos os estudantes e profissionais o desenvolvimento pedagógico fundamental para as aulas remotas”, disse o dirigente estadual do Sintep MT, Gilmar Soares.
 

GW100 News

 
Sitevip Internet