informe o texto a ser procurado
Mato Grosso, segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Notícias / Política

26/07/2021 | 14:06

Doação de absorventes: Mauro diz que não vai 'gastar' dinheiro a mando da AL

Da Redação

O governador Mauro Mendes “explicou” o motivo de vetar, pela segunda vez, o projeto de lei que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para meninas de baixa renda nas escolas públicas de Mato Grosso.

"Existe na Constituição algo muito claro, que nenhum projeto que gera despensas para o Executivo - seja na Prefeitura, Estado ou União - pode nascer no Legislativo. Aí eu pergunto, a Constituição é pra valer e para cumprir nesse país? Se é para valer, tem que ser para todo mundo”, disse.

A pobreza menstrual tem sido amplamente debatida no Brasil e merecido a atenção de gestores – ao contrário do que, aparentemente, ocorre em Mato Grosso. 

O Relatório ‘Livre para Menstruar’, produzido pelo movimento ‘Girl Up’ apontou que uma em cada quatro adolescentes brasileiras não tem absorvente para passar pelo período de menstruação, o que prejudica, inclusive, o rendimento escolar de muitas dessas meninas. 

O comportamento do governador Mauro Mendes em relação ao assunto gerou críticas até de deputados que integram sua base aliada, como é o caso da deputada Janaina Riva (MDB). 

“A questão da pobreza menstrual não se trata de supérfluo, é uma condição mensal inerente às mulheres, que não podem escolher essa situação ou não", disse a emedebista.
 

GW100 News

 
Sitevip Internet