informe o texto a ser procurado
Mato Grosso, quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Notícias / Política

26/11/2021 | 15:48

Deputados derrubam veto e Mendes sofre nova derrota na Assembleia

Da Redação

Os deputados estaduais de Mato Grosso, derrubaram durante sessão realizada nesta semana,a o veto do governador Mauro Mendes (DEM) ao Projeto de Lei 981/2020, que prevê o fornecimento de absorventes em escolas públicas estaduais. 

Foram 14 votos favoráveis pela derruba do veto.

O projeto de lei havia sido aprovado na Casa e, de maneira polêmica, foi vetado em julho deste ano por Mendes. 

Na ocasião, a alegação foi a de que lei foi aprovada não tinha estudo e previsão de impacto orçamentário, tornando-a inconstitucional. Na época, a deputada Janaina Riva, uma das principais defensoras do projeto, manifestou sua insatisfação nas redes sociais e detonou Mendes, mesmo pertencendo a base. 

"Sejamos sinceros: falta vontade! Falta vontade por parte do governo do Estado de Mato Grosso, falta vontade por parte do governo Federal. Não é somente por falta de indicar de onde sairia o dinheiro, é porque não conseguem compreender a dimensão do problema que é a pobreza menstrual. Que assim como a distribuição gratuita de camisinhas evita doenças, a distribuição de absorventes tem a mesma finalidade. Muito além da camisinha, quando se trata de dignidade, o absorvente traz conforto, reduz a desigualdade e nos torna iguais. Parece pouco, mas é oportunidade, é questão de humanidade, é empatia e compaixão”, disse ela.

Já o deputado Wilson Santos (PSDB) pontuou a insensibilidade do governo estadual em vetar o projeto e ressaltou que o Estado tem lastro financeiro para arcar com o custo das distribuições.

Agora o projeto segue para promulgação pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
 

GW100 News

 
Sitevip Internet